A orelha sofre transformações nos primeiros anos de vida da criança. Esta é a razão pela qual a cirurgia da orelha em abano ou de orelhas proeminentes deva ser realizada a partir dos 7 anos de idade.
Alguns pacientes recorrem à cirurgia na fase adulta e os resultados são igualmente satisfatórios.
Técnica cirúrgica
Os procedimentos cirúrgicos remodelam as orelhas corrigindo a anatomia das cartilagens e diminuindo o tamanho da concha quando necessário.
Pós-Operatório
Após a retirada do curativo feito no final da cirurgia o/a paciente deverá usar uma faixa na cabeça, de bailarina para mulheres ou de tenista para homens, durante um mês após a cirurgia.
DÚVIDAS FREQUENTES
A CIRURGIA DA ORELHA EM ABANO DEIXA CICATRIZES?
A cicatriz desta cirurgia é praticamente invisível, por localizar-se atrás da orelha, no sulco formado pela orelha com o crânio.
QUAL O TIPO DE ANESTESIA?
Crianças: anestesia geral.
Adultos: anestesia local com sedação.
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Meio período à um dia, dependendo do tipo de anestesia e idade do/a paciente.
QUANTO TEMPO DEMORA O ATO ClRÚRGICO?
Geralmente em torno de 90 a 120 minutos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.
HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?
Certo incômodo poderá ocorrer no pós-operatório que é facilmente combatido com analgésicos comuns. É importante informar o paciente que a manutenção da cabeça elevada irá diminuir o desconforto pós-operatório. O/a paciente deverá dormir com a cabeceira elevada.
COMO É O CURATIVO?
Protege-se a orelha (principalmente em crianças), nos primeiros dias, com uma espécie de touca, a fim de evitar traumatismos locais.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
Os pontos são retirados em torno do 10º dia de pó-operatório. Não existe dor na retirada.
EM QUANTO TEMPO SE ATINGIRÁ O RESULTADO DEFINITIVO?
Assim que se retira o curativo já teremos em torno de 80 % do resultado almejado. Haverá edema que irá desaparecendo e em 12 semanas, o resultado será definitivo.
NÃO HÁ O RISCO DE “VOLTAR O PROBLEMA DO ABANO” APÓS A CIRURGIA?
Se a cirurgia for devidamente conduzida o resultado será definitivo. Convém salientar que uma leve assimetria poderá ocorrer, pois mesmo as pessoas não operadas, com orelhas sem alterações nas cartilagens, não apresentam simetria absoluta.