Quando a mama apresenta um volume reduzido ( hipoplasia mamária), a cirurgia indicada é a colocação de próteses de silicone (ou implantes mamários). No período pré-operatório os aspectos mais importantes a serem discutidos com a paciente são: o volume da mama desejado; o tipo de implante a ser usado e a via de acesso para colocação da prótese.
A cirurgia
Em média a cirurgia dura em torno de 2 horas. O tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico. Esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória, portanto o tempo que o paciente fica fora do quarto hospitalar e bem mais longo.
Pós-Operatório
Geralmente, o pós-operatório não é doloroso desde que a paciente obedeça às instruções médicas, principalmente no que tange à movimentação dos braços nos primeiros dias. Qualquer manifestação dolorosa facilmente cederá com analgésicos.
Localização das cicatrizes
Existem varias técnicas com varias localizações de cicatrizes, como no sulco infra-mamário, na região axilar, transversalmente na aréola, mas a localização da nossa preferência e’ a infra-areolar (contornando metade inferior da aréola). Esta cicatriz tem um resultado excelente ficando imperceptível.
Tamanho das novas mamas
A escolha do tamanho da prótese depende de vários fatores como: a forma do tórax, a quantidade de tecido mamário de cada paciente, o peso e a altura da paciente. Estes fatores tem que relacionarem-se para que o resultado estético seja harmonioso e natural.
DÚVIDAS FREQUENTES
QUANTO TEMPO DEMORA PARA SE ATINGIR O RESULTADO DEFINITIVO?
Apesar de o resultado imediato ser muito bom, o resultado final só pode ser avaliado a partir do 6º mês quando as mamas atingirem sua forma definitiva.
NO CASO DE NOVA GRAVIDEZ, O RESULTADO PERMANECERÁ OU FICARÁ PREJUDICADO?
Não há impedimento quanto à gravidez. A prótese é colocada por traz do tecido mamário não impedindo a amamentação. É importante evitar o aumento exagerado de peso durante a gravidez, para que não haja queda da mama pela distensão da pele.
QUAL O TIPO DA ANESTESIA UTILIZADA?
Anestesia geral; peridural ou local; dependendo do caso.
QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?
Normalmente 24 horas.
SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?
Sim. Curativos elásticos e modelantes, especialmente adaptados a cada tipo de mama.
QUANDO SÃO RETIRADOS OS PONTOS?
7º dia do pós-operatório.
QUANDO É PERMITIDO TOMAR UM BANHO COMPLETO?
Tudo irá depender da evolução da cirurgia, mas normalmente o primeiro banho e após a retirada dos pontos, que acontece no 7º dia de pós-operatório.
QUANDO SE PODE VOLTAR A FAZER EXERCÍCIOS?
Depende do tipo de exercícios. Aqueles relativos aos membros inferiores poderão ser re-iniciados a partir do 15º dia, evitando-se exercícios de "alto impacto". Para exercícios que envolvam o tórax, geralmente deve-se aguardar 45 dias evitando exercitar inicialmente o músculo grande peitoral.
O QUE É O ENDURECIMENTO DAS MAMAS (RETRAÇÃO CAPSULAR)?
A formação de uma cápsula fibrosa em torno da prótese é normal em todos os implantes mamários. A retração exagerada desta cápsula fibrosa pode ocorrer em alguns casos e chama-se de retração capsular. Esta retração pode causar certo grau de endurecimento das mamas e nestes casos as próteses poderão, ou deverão ser retiradas através das mesmas cicatrizes. Atualmente o número de pacientes com retrações de cápsula diminuiu bastante, devido à fabricação de próteses com menor tendência a induzir contratura.
A retração da cápsula não reflete imperícia do cirurgião, mas um comportamento reacional atípico do organismo da paciente à presença das próteses de silicone. Não cabe ao cirurgião qualquer responsabilidade em gastos futuros com re-intervenções que porventura sejam necessárias, decorrentes de retrações capsulares, endurecimento das mamas, rupturas tardias das próteses ou o seu eventual esvaziamento.