Cirurgia da Face - Face lifting - (Ritidoplastia) (cirurgia da face e do pescoço)

Envelhecimento Facial

O processo de envelhecimento tem como conseqüência alterações dos tecidos superficiais e profundos. Comumente o envelhecimento é associado principalmente à flacidez da pele, no entanto todas as estruturas da face sofrem transformações. A flacidez é secundária a uma alteração das fibras colágenas e elásticas que leva à diminuição da espessura e aumento da área da pele. A redundância da pele ou flacidez facial também acontece pela diminuição das estruturas profundas; diminuição do tecido celular subcutâneo (gordura) na face, diminuição do volume e potência dos músculos e em fase mais tardia diminuição do arcabouço ósseo. Acompanhando estas mudanças pode haver ou não acúmulos localizados de gordura, como na região sub-mentoniana (pescoço).

A flacidez da face, portanto é secundária às mudanças de todas as estruturas e como tal, deve ser tratada na cirurgia de rejuvenescimento facial. Há necessidade de uma abordagem cirúrgica da pele, gordura subcutânea e do sistema músculo-aponeurótico (SMAS).
A ritidoplastia melhora o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. A cirurgia da face é comumente associada à cirurgia da pálpebra.

Técnicas cirúrgicas

As técnicas tem como objetivo o reposicionamento natural das estruturas tratadas, devolvendo ao/a paciente o equilíbrio e harmonia da face. O mais importante em qualquer uma das técnicas utilizadas é se obter um resultado natural.
É possível associar ao lifting da face outros procedimentos complementares para tratar o envelhecimento das pálpebras, dos lábios e das orelhas.

Pós-operatório Imediato:

O paciente permanecerá com um curativo compressivo e drenos durante 24 horas. No dia seguinte à cirurgia serão retirados os drenos, e o curativo será trocado por outro mais leve.
No 2º dia de pós-operatório será retirado o curativo, a paciente lavará a cabeça e receberá alta hospitalar sem curativo e com os cabelos soltos.

Retirada de pontos

Quando houver uma associação de cirurgia das pálpebras à cirurgia da face, a retirada de pontos será iniciada no 3º ou 4º dia, pelos pontos das pálpebras.
No 6º ou 7º dia são retirados os pontos da região da orelha, no 9º ou 10º dia os pontos atrás das orelhas e no 12º ao 14º dia, os do couro cabeludo.



DÚVIDAS FREQUENTES

COMO É O EDEMA E A EQUIMOSE PÓS-OPERATÓRIA?

A ocorrência de edema (inchaço) varia de acordo com cada paciente. Pacientes magras tem menor tendência a edema. A equimose (cor roxa da pele) é amplamente minimizada pelo uso dos drenos no pós-operatório e normalmente regride em torno do 7º dia.
A recuperação é indolor, ficando a sensibilidade reduzida por um certo período na área operada, ocorrendo recuperação total com o passar do tempo.

QUANTOS ANOS É POSSÍVEL REJUVENESCER?

O rejuvenescimento irá depender do grau de modificações ocasionadas pelo envelhecimento dos tecidos. É importante ressaltar que informações errôneas são transmitidas por leigos desinformados e pela mídia. Muitos pacientes pensam poder rejuvenescer 20 anos. Nenhum cirurgião conseguirá dar um resultado natural e rejuvenescer o/a paciente tantos anos. O importante é dar um resultado rejuvenescido, harmonioso e natural ao paciente.

AS CICATRIZES? DESAPARECERÃO?

O rejuvenescimento cirúrgico da face terá sempre cicatrizes. No entanto, apesar de permanentes, quando bem posicionadas serão praticamente invisíveis. A técnica cirúrgica é adequada a cada paciente, para se obter um resultado em que as cicatrizes fiquem camufladas, tornando-as cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo.
Consulte a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, através de seu site na internet. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade, poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes na fase inicial. Isto será temporário e desaparecerá com o tempo.

POR QUANTO TEMPO PERSISTE O RESULTADO?

A cirurgia da face e pescoço retarda, mas não interrompe o processo de envelhecimento. Pacientes que se mantém com o mesmo peso envelhecem mais lentamente. Pacientes que engordam e emagrecem, tem a tendência a apresentar flacidez novamente após alguns anos.

AS FOTOGRAFIAS PRÉ E PÓS-OPERATÓRlAS SÃO IMPORTANTES?

A única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses 2 períodos. As fotografias dos(as) pacientes fazem parte de seus prontuários médicos.

QUE TIPO DE ANESTESIA É UTILIZADA PARA A OPERAÇÃO?

Tanto a anestesia geral quanto a local são utilizadas, dependendo de cada caso. O resultado final será o mesmo.

QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?

A cirurgia da face, pescoço e pálpebras poderá se estender por 3 a 4 horas em casos mais leves, e um pouco mais, em casos mais complexos. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente do centro cirúrgico, pois, esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

Na maioria dos casos a permanência é de 24 a 48 horas, de acordo com a necessidade de cada caso, sempre se levando em conta o conforto e segurança do paciente.

HÁ DOR, NO PÓS-OPERATÓRlO?

Esta cirurgia geralmente é indolor. Ocasionalmente poderá ocorrer discreta dor, que poderá ser sedada com analgésico comum.

QUANDO PODERÁ SER UTILIZADA A MAQUIAGEM?

Poderá ser usada em torno do 7º dia de pós-operatório.

QUANDO PODERÃO SER LAVADOS E PENTEADOS OS CABELOS?

O/a paciente já sai da casa de saúde com a cabeça lavada. Em casa, poderá lavar no máximo de 2 em 2 dias ou com a freqüência que está acostumado/a a lavar. Para secá-los utiliza-se secador com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 4ª semana.

O "CORTE DE CABELO" PRÉ-PARATÓRlO PARA A CIRURGIA É MUITO EXTENSO?

Os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes e o paciente ao sair da cirurgia não terá falha de cabelos.

QUANDO É POSSÍVEL VOLTAR AO TRABALHO?

O paciente na maioria das vezes pode voltar para as suas atividades normais e trabalho em torno do 18º, no entanto existem casos em que este tempo é mais curto, ou mais longo podendo chegar a 21º dia.