Toxina Botulínica ou Botox.

A Toxina Botulínica ou Botox inicialmente foi usada para o tratamento do estrabismo e é utilizada a mais de 50 anos. Hoje tem inúmeras indicações como para o tratamento da enxaqueca, da paralisia facial, da hiperhidrose (suor em excesso nas mãos, pé e axilas). No entanto a sua principal indicação é para modificar a mímica facial reduzindo o excesso de contração muscular que ao longo do tempo causam rugas e as linhas de expressão.



A aplicação

A aplicação é simples e segura e é feita no consultório. Para se diminuir o desconforto da aplicação coloca-se na pele uma anestesia tópica e se o paciente desejar, toma-se um analgésico por via oral ½ hora antes da aplicação.
O paciente pode voltar ao trabalho e às suas atividades normais logo após a aplicação.

Como funciona?

A aplicação da toxina botulínica produz um relaxamento na musculatura melhorando as rugas de expressão. A toxina age bloqueando a ação da acetilcolina (substância que liberada age na contração da musculatura) somente na região que recebeu a aplicação.
A ausência de contração do músculo faz com que as rugas da pele acima da região aplicada gradativamente se tornem mais superficiais, e em grande número dos casos estas rugas desaparecem.

Quanto tempo dura?

A duração irá depender da força do músculo tratado. Normalmente o intervalo entre as aplicações é de 6 meses. Existem casos em que o músculo é muito potente ocasionando um retorno da contração muscular até 4 meses depois. No entanto as re-aplicações, com o tempo, vão provocando uma flacidez progressiva do músculo e os intervalo entre as aplicações aumentam.

Quais as recomendações?

É recomendado que o paciente não faça massagem no local, não faça exercícios e não se deite nas 6 horas seguintes à aplicação.