Procedimentos complementares.

Toxina Botulínica ou Botox

A Toxina Botulínica inicialmente foi usada para o tratamento do estrabismo e é utilizada a mais de 50 anos. Hoje tem inúmeras indicações como para o tratamento da enxaqueca, da paralisia facial, da hiperhidrose (suor em excesso nas mãos, pé e axilas). No entanto a sua principal indicação é para modificar a mímica facial reduzindo o excesso de contração muscular que ao longo do tempo causam rugas e as linhas de expressão.

A aplicação

A aplicação é simples e segura e é feita no consultório. Para se diminuir o desconforto da aplicação coloca-se na pele uma anestesia tópica e se o paciente desejar, toma-se um analgésico por via oral ½ hora antes da aplicação.
O paciente pode voltar ao trabalho e às suas atividades normais logo após a aplicação.

Como funciona?

A aplicação da toxina botulínica produz um relaxamento na musculatura melhorando as rugas de expressão. A toxina age bloqueando a ação da acetilcolina (substância que liberada age na contração da musculatura) somente na região que recebeu a aplicação.
A ausência de contração do músculo faz com que as rugas da pele acima da região aplicada gradativamente se tornem mais superficiais, e em grande número dos casos estas rugas desaparecem.

Quanto tempo dura?

A duração irá depender da força do músculo tratado. Normalmente o intervalo entre as aplicações é de 6 meses. Existem casos em que o músculo é muito potente ocasionando um retorno da contração muscular até 4 meses depois. No entanto as re-aplicações, com o tempo, vão provocando uma flacidez progressiva do músculo e os intervalo entre as aplicações aumentam.

Quais as recomendações?

É recomendado que o paciente não faça massagem no local, não faça exercícios e não se deite nas 6 horas seguintes à aplicação.

Preenchimento Facial

O preenchimento pode ser feito com gordura do próprio paciente ou com substancias produzidas em laboratório. Damos preferência hoje ao ácido hialurônico, que é uma substância existente na derme humana. Estes materiais re-absorvíveis de nova geração são boas alternativas pois são de fácil aplicação. É utilizado para aumento de lábios, preenchimento de rugas e sulcos e correção de cicatrizes.

A aplicação

O procedimento pode ser feito com ou sem anestesia local no consultório, e raramente ocorre algum tipo de reação alérgica Quando os sulcos são mais profundos recomendamos uma segunda seção 1 semana a 15 dias depois. O resultado será melhor e mais natural do que fazer tudo na mesma aplicação.

Quanto tempo dura?

A durabilidade irá depender da capacidade de re-absorção de cada paciente que irá variar na maioria das vezes de 10 a 18 meses conforme o caso.

Laser

Existem inúmeros Lasers usados em cirurgia plástica e dermatologia. As indicações são: tratamento da pele danificada pelo sol ou envelhecida, manchas senis e actínicas (de sol), telangectasias (pequenas veias aparentes), cicatrizes de acne, rugas finas principalmente as da região dos lábios, retiradas de pelos, melhora das estrias recentes e antigas e outros.

Laser CO2 aparelhos antigos

Laser de CO2 é usado há bastante, tempo desde a década de 80. Apresenta grande afinidade pela água presente na pele, causando rápido aumento de temperatura e destruição do tecido a ser tratado. Como tem maior grau de penetração tecidual, ele é indicado para casos em que há necessidade de re-estruturação das camadas mais profundas da pele.
Os aparelhos de tecnologia mais antiga fazem uma varredura da pele causando um peeling, regenerando as camadas mais superficiais. Os primeiros aparelhos, apesar de proporcionarem bons resultados, ocasionavam uma grande dor no pós-operatório imediato, crostas, hipersensibilidade e pele com uma coloração rosada que dependendo do caso se mantinham até quase o 6º mês. Alguns pacientes desenvolviam manchas claras ou escuras. As manchas escuras tem que ser tratadas com cosméticos des-pigmentantes. Estes inconveniente nem todos estavam dispostos a passar.

Laser CO2 Fracionado – aparelhos de última geração

Novo aparelho de laser de CO2 fracionado apresentado no 66º Congresso da American Academy of Dermatology em Março de 2008 é a última geração destes Lasers e traz vantagens se relacionado a outros aparelhos de Laser usados até agora.
A vantagem do laser de CO2 fracionado é que o feixe de luz é subdividido em vários micro-feixes, como se fosse um “chuveiro”. O Laser fracionado atinge profundamente a pele, deixando áreas de pele intacta entre a pele tratada.
A pele intacta no intervalo entre as colunas de tecido tratadas pelos feixes de laser, irá promover a cicatrização e a re-estruturação da pele. A re-estruturação da epiderme (camada superficial da pele) se faz de uma forma mais rápida, e possibilita ao paciente um retorno às suas atividades normais num tempo curto.

DÚVIDAS FREQUENTES

Qual a vantagem do Laser de CO2 Fracionado

Além deste laser re-estruturar as camadas superficiais ele aquece as camadas mais profundas da pele, estimulando a remodelação do colágeno e contração do mesmo, o que provoca uma diminuição da flacidez.

Como é o Tratamento com o Laser de CO2 Fracionado?

Este tratamento é mais intenso e o resultado equivale a 4 a 6 seções do tratamento do Laser de Luz Intensa Pulsada quando se refere ao resultado da pele superficial ou epiderme. No entanto o Laser Fracionado de CO2 atingem-se as camadas profundas, que os outros lasers não conseguem atingir, re-estruturando a derme profunda e tratando a flacidez.

O resultado é visível logo após o tratamento?

O resultado é imediato e progressivo. Após o 3º mês principalmente em torno do 6º mês é o período que a pele atinge a sua re-estruturação máxima.

Em que tipo de pele é indicado este tipo de Laser?

O tratamento pode ser feito em qualquer tipo de pele; até nas mais delicadas tais como pele do torax anterior, pescoço e dorso da mão.

Aonde é feito o tratamento com Laser de CO2 Fracionado?

Na maioria dos casos, pode ser realizado no consultório sob anestesia local. É utilizada um anestésico tópico sobre a pele 60 min. antes. Quando a área tratada é um pouco maior faz-se uma sedação para dar mais conforto ao paciente durante o procedimento.

Quanto tempo demora o procedimento?

O tratamento demora em torno de 20 a 25 min. para ser realizado.

O que acontece depois com a pele?

O paciente sente uma sensação semelhante a uma queimadura solar leve em torno de uma hora e depois um desconforto mínimo. A pele permanecerá com uma coloração rosada durante 5 a 7 dias. Esta coloração é o sinal que a pele estaá cicatrizando profundamente. Pode haver edema que geralmente é mínimo e desaparece no 2º ou 3º dia.

É necessário o uso de protetor solar após o tratamento?

O paciente já sai do consultório logo após o tratamento com Laser de CO2 comprotetor solar. No 1º mês é necessário o uso de um fator de proteção elevado, em torno de 50 SPF. Posteriormente é suficiente um fator de proteção mais baixo em torno de 30 SPF.

Como é o processo de reparação da pele?

• Aspecto bronzeado: A pele terá um aspecto bronzeado num período que pode variar de 3 a 14 dias dependendo da intensidade do tratamento proposto.
• Descamação: A pele naturalmente e intensamente irá esfoliar à medida que o tecido desvitalizado for sendo substituído por um tecido novo. Esta descamação se assemelha a uma queimadura solar com a ausência de dor. A utilização de uma loção hidratante ajuda a minimizar o aspecto de descamação.
• Bloqueador solar: O protetor deve ser usado 2 vezes ao dia para proteger durante a face inicial de cicatrização e após durante alguns meses.