Cirurgia do nariz - Rinoplastia

A rinoplastia é uma cirurgia em que é de fundamental importância se examinar o nariz com todas as suas estruturas, em relação à face e em relação ao paciente como um todo. O nariz é uma unidade estética e como tal tem que se harmonizar com as outras unidades estéticas da face. Não adianta fazer um nariz lindo, mas pequeno em relação ao tamanho da face ou do/a paciente. O resultado deixará a desejar.
E’ importante examinar o nariz na sua parte estética e também funcional. Em alguns casos, é necessária a avaliação de um otorrinolaringologista, para associarmos a correção estética e funcional em um só procedimento. Problemas respiratórios poderão estar ligados a desvios do septo nasal que, em certos casos, poderá ser corrigido no mesmo ato cirúrgico. Quando a correção do septo demanda cuidados especiais, a rinoplastia deverá ser feita numa segunda oportunidade, após ter sido corrigido o septo.

Técnicas Cirugicas

Cada caso exigira um tipo de técnica. Existem narizes que tem indicação de técnicas em que as cicatrizes ficam escondidas dentro da cavidade nasal. Nestes casos, não haverá cicatriz aparente.
Em outros casos existira a necessidade de cicatrizes externas pouco aparentes, para se proporcionar um melhor resultado à forma final ou mesmo à fisiologia nasal. Nestes casos o paciente será informado e o posicionamento das cicatrizes será mostrado na entrevista pré-operatória.

A anestesia

Tanto a anestesia local quanto a geral podem ser utilizadas. A decisão será tomada de acordo com cada caso.

Pós-Operatório

Haverá um curativo cirúrgico de contenção que será retirado entre o 5º e 7º dia de pós-operatório. Nesta data o curativo será substituído por um menor, da cor da pele, que será mantido durante mais 7 a 10 dias.
Quando houver pontos serão retirados no 6º dia. .



DÚVIDAS FREQUENTES

É POSSÍVEL ESCOLHER A FORMA QUE EU DESEJAR?

Não. O equilíbrio estético entre o nariz e a face deve ser observado e a técnica cirúrgica a ser utilizada terá este fim. Se o desejo do paciente coincidir com o tipo de nariz do planejamento cirúrgico, o desejo será atendido. No entanto nem sempre isto e possível, pois as estruturas do nariz nem sempre permitem. Por esta razão o cirurgião e o paciente deverão estar de acordo com o resultado possível de se obter.

QUANTO TEMPO DEMORA O ATO CIRÚRGICO?

Entre uma e duas horas. Em alguns casos, este tempo é ultrapassado desde que as circunstâncias assim o exijam. Entretanto, o tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de centro cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

QUAL O TEMPO DE INTERNAÇÃO?

Poderá variar de meio período até 1 dia de internação. Tudo dependerá do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato.

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS? QUANTOS?

Quando há necessidade de fratura dos ossos nasais, o nariz é mantido imobilizado por cerca de 7 a 8 dias. Em alguns casos, utiliza-se o tamponamento nasal, que poderá ser deixado por 24 a 48 horas. Se for realizada a correção simultânea do septo, este tempo poderá ser maior.

O NARIZ “SANGRA” NO POS-OPERATORIO?

Pode haver um pequeno sangramento nas primeiras 48 horas, que não deverá ser motivo de preocupação. É colocada uma gaze abaixo das narinas para conter este pequeno sangramento. Esta gaze poderá ser trocada em casa quando necessário.

COMO FICARÁ A RESPIRAÇÃO APÓS A CIRURGIA?

Existe normalmente uma dificuldade respiratória no pós-operatório imediato (algumas semanas), isto se deve ao fato de o “edema” também existir na parte interna do nariz. Com o decorrer do tempo, ira normalizar-se.

A CIRURGIA DE NARIZ É DOLOROSA?

A rinoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável. Raramente ocorre uma eventual dor, que é facilmente combatida com analgésicos.

EM QUE POSIÇÃO DEVEREI DORMIR NOS PRIMEIROS DIAS?

Sempre com a cabeça discretamente elevada no leito. Também não se deve abaixar a cabeça durante o dia.

QUANDO PODEREI TOMAR SOL?

Geralmente após o 3º dia pós-operatório, não existe qualquer inconveniente em se expor ao eventual sol de rua. A partir da retirada do curativo deverá ser utilizado foto-protetor FPS 30 na face.
Exposições longas (praias, banhos de sol) são desaconselhadas. Deve-se aguardar um período mínimo de 45 dias; sempre com o uso de chapéu. .

O RESULTADO DEFINITIVO EM RELAÇÃO À FORMA E FUNÇÃO É IMEDIATO?

Não. Na 1ª fase, logo após a retirada do curativo de contenção (em torno o 7º dia), nota-se um edema (inchaço) que ira diminuir gradativamente e que tende a desaparecer em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo um pouco antes, bem como outros que ultrapassam este período.

A CIRURGIA ESTÉTICA PODERÁ ALIVIAR UMA CORIZA CONSTANTE?

A prática nos mostra que, em alguns casos, os sintomas crônicos, que vinham incomodando o/a paciente há anos, poderão ser minimizados ou mesmo desaparecer após a rinoplastia. Isto, entretanto, não poderá ser assegurado para todos os casos e dependerá da avaliação de um otorrinolaringologista.