Lipoaspiração - Cirurgia para o tratamento de gordura localizada.

A lipoaspiração é uma cirurgia para o tratamento de gordura localizada de abdômen, flancos, braços, culotes, face interna da coxa e outras regiões. É possível conferir ao paciente um contorno corporal mais harmonioso mas de forma alguma pode ser considerada uma cirurgia para emagrecimento.

A cirurgia

A área a ser lipoaspirada é demarcada e é feita uma infiltração com uma solução que reduzirá o sangramento durante a cirurgia. As incisões na pele para a introdução da cânula tem em media de 5 milimetros.

Pós-Operatório

O paciente terá que usar uma cinta modeladora durante 30 dias ou mais dependendo da extensão da cirurgia. Em torno do 12º dia de pós-operatório, recomenda-se o início das sessões de drenagem linfática. O resultado começa a aparecer com uma semana e se define em três a seis meses.

Retirada dos pontos

Os pontos são retirados em torno do 7º dia.

A anestesia

De acordo com cada caso ela pode se geral, peridural ou local com sedação.



DÚVIDAS FREQUENTES

A LIPO DEIXA CICATRIZES?

As cicatrizes resultantes de uma lipoescultura ou lipoaspiração são mínimas, localizadas em diversas partes do corpo, de modo a permitir acesso às áreas a serem operadas. Seu tamanho varia entre 5 a 8 milímetros e são planejadas para ficar pouco visíveis.

QUANTOS QUILOS PODE-SE EMAGRECER COM A LIPOASPIRAÇÃO?

A indicação para esta cirurgia não é o emagrecimento, no entanto o paciente sempre perde peso.
O paciente acima do seu peso deve fazer um regime prévio ã cirurgia para que possa obter um bom resultado. Pacientes acima do seu peso acabam não tendo o resultado desejado. Isto se deve ao fato de que há um limite para a quantidade de gordura a ser lipoaspirada. Se há excesso de gordura pode acontecer de se chegar ao limite de segurança de ressecção de gordura lipoaspirada sem se atingir o resultado desejado.

PODE-SE INJETAR A GORDURA LIPOASPIRADA?

Existem casos em que se retira gordura de certas áreas e re-injeta-se em outras regiões que necessitam de aumento de volume. Parte dessa gordura tem a tendência a ser re-absorvida. É impossível prever o percentual de permanência dessa gordura; entretanto, são dedicados cuidados especiais no tratamento dessa gordura, a fim de propiciar maior possibilidade de integração da gordura injetada na área receptora.

EM QUANTO TEMPO SE ATINGE O RESULTADO DEFINITIVO?

Nas primeiras semanas ou mesmo meses, essas áreas, além de estarem edemaciadas (com inchaços), poderão apresentar alguns pontos mais densos que outros. Estes pontos geralmente só são perceptíveis à palpação e tendem a desaparecer após o 3º. mes. Com o decorrer dos meses, tendo-se realizado as drenagens linfáticas, atinge-se gradativamente o resultado definitivo. Nunca se deve considerar como definitivo qualquer resultado antes de 6 a 9 meses do pós-operatório.

O RESULTADO FICARÁ PREJUDICADO EM CASO DE NOVA GESTACAO?

O resultado poderá ser preservado, desde que na nova gestação o peso seja controlado. Se após a gravidez se atingir o peso prévio, se a pele não apresentar flacidez e estrias decorrentes de excesso de peso durante a gravidez, a forma obtida na lipoaspiração será mantida.

COMO É O RESULTADO DARDIO?

O corpo da mulher sofre variações da forma com o decorrer do tempo devido ao acumulo de gordura nas diversas áreas corporais, principalmente após a menopausa. A cada 5 ou 10 anos, a disposição de gordura corporal muda. A gordura retirada numa lipoaspiração sempre proporcionará uma melhor evolução, mesmo que o paciente venha a ganhar peso depois. As áreas lipoaspiradas terão menor tendência a acumular gordura.

HÁ PERIGO NESTA OPERAÇÃO?

Raramente a lipoaspiração traz sérias complicações, desde que realizada dentro de critérios técnicos. Deve-se preparar cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação desta cirurgia simultaneamente a outras.
Grandes volumes não devem ser retirados pelo fato de poder determinar riscos tanto no ato operatório quanto no pós-operatório. É consenso, na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, que o volume total de gordura a ser retirado por sessão, não ultrapasse a 5 a 6% do peso corporal.

QUANTO TEMPO DURA O ATO CIRÚRGICO?

Dependendo da extensão das áreas a serem tratadas, o tempo varia de 2 a 3 horas, podendo ser ultrapassado em alguns casos. Entretanto, o tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico. Esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

Dependendo da extensão da área aspirada e do tipo de anestesia o período de internação poderá variar de algumas horas até 1 dia.

SÃO UTILIZADOS CURATIVOS?

São utilizadas cintas mantidas por um período de 30 a 45 dias, e em alguns casos mais.