Blefaroplastia - cirurgia plástica das pálpebras

É a retirada da pele redundante e das bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores.

Retirada de pontos

Os pontos são removidos no 3º ou 4º dia.



DÚVIDAS FREQUENTES

QUANTO TEMPO DURA A CIRURGIA?

Em torno de uma hora. Dependendo do caso, existem detalhes que podem prolongar este tempo. Entretanto, o tempo do ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois esta permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

Anestesia local: em torno de 8 horas.
Anestesia geral: 24 horas.

AS CICATRIZES SÃO VISÍVEIS? ONDE SE LOCALIZAM?

As cicatrizes ficam disfarçadas nos sulcos da pele da pálpebra superior e pelos cílios na pálpebra inferior. Como a espessura da pele das pálpebras é muito fina as cicatrizes tornam-se quase imperceptíveis. Deve-se aguardar o período de maturação da cirurgia (3 meses), quando as cicatrizes tornar-se-ão claras assemelhando-se à cor da pele circundante. Uma maquiagem leve pode ser usada a partir do 7º dia.

QUAL O TIPO DE ANESTESIA?

Na maioria dos casos a anestesia utilizada é local e a sedação feita por um anestesista.

HÁ DOR NO PÓS-OPERATÓRIO?

Na maioria dos casos não há dor. Quando ocorre uma sensibilidade maior poderá ser utilizado um analgésicos comuns.

OLHOS FICAM MUITO INCHADOS? POR QUANTO TEMPO?

O edema (inchaço) dos olhos varia de paciente para paciente. Existem aqueles/as que já no 4º ou 5º dia apresentam-se com um aspecto bastante natural. Outros atingirão este resultado após o 8º dia. Os 3 primeiros dias do pós-operatório apresentam maior edema nas pálpebras. A utilização de compressas frias diminui a intensidade do edema. Somente após o 3º mês é que o edema é reabsorvido totalmente.

QUAL O PERÍODO DE INTERNAÇÃO?

Anestesia local: em torno de 8 horas.
Anestesia geral: 24 horas.

AS EQUIMOSES (MANCHAS ROXAS OU AVERMELHADAS) OBSERVADAS EM CERTOS CASOS O QUE SÃO?

São as infiltrações de sangue na pele subjacente, e mesmo na conjuntiva ocular. Ocorrem devido ao ato cirúrgico. Isto, entretanto, não constitui qualquer problema futuro e não é considerada uma complicação, mas uma intercorrência transitória e reversível da maioria das cirurgias.

OS OLHOS FICARÃO OCLUÍDOS APÓS A CIRURGIA?

Não. É recomendada a colocação de compressas frias com soro fisiológico várias vezes ao dia. Isto pode ser feito pelo/a próprio paciente para ajudar na reabsorção do edema.